Exercício 1.
Exercício 2
a) Escreva o nome dos animais que não possuem
esqueleto interno
b) Escreva os animais sem esqueleto externo e
com corpo longo e cilíndrico.
c) Escreva os animais com esqueleto externo e
patas articuladas.
d) Escreva o nome dos animais que possuem
esqueleto interno.
e) Escreva o nome dos animais se patas, de ambientes
exclusivamente aquático e respiração por brânquias.
f) Escreva o nome dos animais com dois pares
de patas de ambientes aquáticos e terrestres, pele úmida e sem escamas,
respiração por brânquias, pulmões e pele.
g) Escreva o nome dos animais com corpo
coberto por pele seca e com escamas, respiração por pulmões, fecundação interna
e ovos com casca que protege contra perda de água.
h) Escreva o nome dos animais com corpo
coberto de penas, dois pares de membros, um deles transformado em asas,
respiração por pulmões, ovos com casca que protege contra perda de água.
i) Escreva neste quadro o nome dos animais com
corpo coberto de pêlos, dois pares de membros, respiração por pulmões,
desenvolvimento do embrião interno ao corpo da mãe, glândulas mamarias.
Exercício 3
Podemos usar uma
analogia para nos ajudar a entender como é essa hierarquia na classificação
biológica, respondendo as questões seguintes;
a)
A que
correspondem os filos em nossa analogia?
b)
A que
correspondem as classes em nossa analogia?
c)
A que
correspondem as ordens em nossa analogia?
d)
A que
correspondem as famílias em nossa analogia?
e)
A que
correspondem os gêneros em nossa analogia?
f)
A que
corresponde a espécie em nossa analogia?
Exercício 4
Exercício 5: O que
são critérios de classificação?
Exercício 6: Escreva,
ordenadamente, as categorias taxonômicas.
Exercício 7: Um organismo A pertence ao mesmo filo que um
organismo B, já o organismo C pertence também à mesma ordem de B. o organismo B
se parece mais com A ou com C?
Exercício 8:
Você vai fazer um
exercício semelhante ao que os pesquisadores realizam quando querem classificar
um organismo desconhecido. Para isso, utilizamos o que é chamado de “chave de classificação”.
Você observa o
organismo, verifica quais são as características dele e segue o roteiro da
chave até encontrar o grupo ao qual pertence o organismo estudado.
Considere um animal
da figura abaixo de cada vez e vá seguinte a chave anote em baixo da figura do
animal a que grupo pertence.
Carrapato:_____________________
Vespa:________________________
Pulga:_________________________
Aranha:________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário