quarta-feira, 1 de maio de 2013


ECOLOGIA DE POPULAÇÕES

A Dinâmica de Populações depende das relações estabelecidas em uma comunidade, influenciando diretamente no crescimento uma das outras.
Os fatores a serem considerados à população dos seres vivos são:
Densidade – é a relação entre o número de indivíduos da população e o espaço que ela ocupa;

Taxa de natalidade – quantidade de indivíduos que nascem em uma população;
Taxa de mortalidade – quantidade de indivíduos que morrem em uma população;
Taxa de imigração – quantidade de indivíduos que entram na população, vindos de outras áreas;
Taxa de emigração – quantidade de indivíduos que saem da população e se dirigem a outras áreas.

Potencial Reprodutivo ou Potencial Biótico
A população tende a se reproduzir, gerar descendentes, o que possibilita que a população continue existindo. O potencial de reprodução, um número máximo de descendentes que podem ser gerados em um determinado espaço de tempo. Esse potencial varia muito de população para população. Por exemplo, um casal de moscas pode dar origem a milhares de descendentes em um curto espaço de tempo. Já um casal de elefantes, só pode Ter um filhote a cada ano. Esse potencial reprodutivo depende da velocidade com que uma população se reproduz, influenciada pelas condições do meio.

POTENCIAL BIÓTICO OU REPRODUTIVO:
CAPACIDADE MÁXIMA DE CRESCIMENTO DE UMA POPULAÇÃO
(condições ambientais ideais)

O conjunto de obstáculos que limitam o crescimento populacional, recebe o nome de resistência ambiental.
RESISTÊNCIA AMBIENTAL:
CONJUNTO DE FATORES LIMITANTES DO
CRESCIMENTO POPULACIONAL


POPULAÇÕES: EQUILÍBRIO DINÂMICO


O equilíbrio dinâmico é atingido quando a população chega à chamada capacidade de sustentação, que é o número máximo de indivíduos que o ambiente pode suportar. Atingido esse número, a população passa a flutuar em torno dele e não cresce mais.

Resistência Ambiental: Fatores Limitantes do Crescimento Populacional
A resistência ambiental é importante para as populações, pois sem os obstáculos à sobrevivência e reprodução, as populações cresceriam descontroladamente, sofrendo uma enorme explosão demográfica, havendo uma super competição e extinguindo os recursos naturais necessários à sua sobrevivência.

RESISTÊNCIA AMBIENTAL: ESSENCIAL PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS
POPULAÇÕES E PARA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO


Fatores limitantes do crescimento de uma população:
Ex: Alimento, Espaço, Parasitismo, Competição e Predatismo.

Alimento
A quantidade de alimento disponível interfere diretamente na densidade populacional: a fartura de alimento provoca aumento na taxa de natalidade; enquanto sua escassez aumenta a taxa de mortalidade e / ou a taxa de emigração.

Espaço
Se o espaço no qual uma população vive for restrito (sem possibilidades de emigração), duas coisas podem acontecer: redução na taxa de natalidade (se faltar alimento); superpopulação (se houver muito alimento). Em uma população que sofreu explosão demográfica, a tendência é a posterior queda na taxa de natalidade, pois o alimento vai acabar escasseando.

Parasitismo
Alguns parasitas provocam graves doenças em seus hospedeiros, causando a morte de inúmeros indivíduos. O parasitismo é, portanto, um importante fator de redução no crescimento das populações.

Competição
A competição pode ser intra ou interespecífica. Nos dois casos, os indivíduos mais adaptados são preservados pela seleção natural, enquanto os menos aptos morrem. Portanto, a competição é importante em dois sentidos: é um fator de seleção natural; contribui para evitar a superpopulação.

Predatismo
A interação entre as presas e predadores foi estudada na unidade anterior. Vamos aprofundar o estudo, procurando compreender a importância dessa relação para o controle do crescimento das populações.
Se considerarmos o indivíduo presa, o predatismo é uma relação prejudicial. Mas se consideramos a população de presas, o predatismo é uma relação benéfica. Vejamos porque. Imagine um ecossistema no qual haja um elevado número de determinada espécie de presas. Tendo muito alimento, a população de predadores tenderá a crescer. Mas um número grande de predadores acabará levando à diminuição no número de presas. Então, dentro de algum tempo, conseguir alimento ficará mais difícil para os predadores e sua população entrará em queda. Isso provocará o crescimento da população de presas. Assim, retornamos à situação inicial.
Portanto, a população de predadores exerce efeito regulador sobre a população de presas, impedindo que elas entrem em superpopulação.

POPULAÇÃO DE PREDADORES:
EFEITO REGULADOR SOBRE A POPULAÇÃO DE PRESAS

Da mesma maneira, o crescimento populacional das presas na população de predadores: as duas populações se regulam mutuamente, mantendo-se em equilíbrio.

EM UMA CADEIA ALIMENTAR, O CRESCIMENTO DE TODAS AS
POPULAÇÕES ESTÃO RELACIONADAS, O QUE POSSIBILITA O
EQUILÍBRIO DO ECOSSISTEMA



RELACOES ENTRE OS SERES VIVOS
As relações se estabelecem entre seres da mesma espécie ou de espécies diferentes. Podendo ser relações INTRA-ESPECÍFICAS (intra = dentro), e relações INTERESPECÍFICAS (inter = entre).
Quando a relação não causa prejuízo para os seres envolvidos, denomina-se RELAÇÃO POSITIVA ou HARMÔNICA e quando há prejuízo de uma das partes da relação, ela é chamada de RELAÇÃO NEGATIVA ou DESARMÔNICA.
A competição entre os seres vivos e a seleção natural são elementos que privilegiam os mais bem adaptados e favorecem a evolução das espécies e a biodiversidade.
No quadro geral abaixo, você observará as várias relações, um resumo de suas características e alguns exemplos: